ENEM 2013 - Tema de redação - Lei Seca e Larissa Kawagoe explodiu.
Sim, eu explodi em ideias, em emoções e pensamentos.
Tema proposto não foi um tema ruim. Exigi do candidato tenha uma opinião formada sobre um assunto cotidiano e um assunto que estava em destaque nos jornais. Redação de vestibular para mim, é necessário ser um tema bem atual, algo que exigia que candidato só seja capaz dissertar se estiver acompanhando os fatos que acontece no país.
Mas confesso que me decepcionei. Pensei que traria algum tema voltado a revolução, ou movimentos estudantis por causa do que houve no Brasil esse ano (O GIGANTE ACORDOU ), ou algo haver com redes socias que foi um fator importante para o movimento que ocorreu alguns meses atrás.
Se fosse para dar um tema de redação,daria para os meus alunos: "O GIGANTE ACORDOU?" e gostaria de ver a opinião deles sobre o que tem acontecido no Brasil. Se o que houve foi apenas algo momentâneo ou realmente está provocando uma mudança na sociedade brasileira.
Esses dias trabalhando , fiquei me questionando: "Por quê o "Gigante" acordou? "
No governo Lula 2002-2010 houve vários escândalos de corrupção como até então não havia no Brasil. Até pouco tempo atrás (uns 2 anos) havia a #forasarney e não houve um "despertar" e poderia citar outras coisas que aconteceram no Brasil motivos reais e sério que poderiam ter feito a população ir á rua a mais tempo. Nenhum movimento histórico acontece do dia para noite, tudo isso contribuiu para o que aconteceu isso é fato.
Existem ainda alguns fatores que analisei para chegar a conclusão do porque naquele determinado momento houve tantas manifestações.
Um fator que é importante é o aumento de pessoas com curso superior. Da década de 90 até agora houve um número de pessoas ingressão numa faculdade como nunca houve, e consequentemente estamos tendo uma população com um senso crítico mais apurado, não estou dizendo que ir á uma faculdade faz você ter um senso crítico, mas isso aumenta e pode ampliar sua visão é um fato.
Acesso maior a internet, e na internet você pode ter acesso a qualquer coisa, aumento de pessoas de classe média. Entre outros fatos socio-culturais que influenciaram naquele momento.
Mas e agora??
Será que realmente teremos uma revolução?
Será que agora realmente a população brasileira vai entender o sistema podre em que está inserido?
Durante um tempo em acreditei realmente que deveria fazer algo para mudar o sistema. Mas o sistema está falido e entendi ,finalmente, que deveria tirar as pessoas desse sistema e não mudar o sistema. Praticamente queria que tudo sempre fosse justo e certo, e na verdade nesse mundo nem sempre as coisas serão assim.
Pode entender que eu deveria esperar por um lugar justo , onde não haveria mais dor ou sofrimento.Onde poderia ter a presença de Deus para sempre.
Como diz em João 14, Jesus foi preparar um lugar melhor para mim.
E eu posso fazer a revolução, podemos fazer a revolução.
Não para mudar o sistema, porque o sistema está em ruínas, mas para poder mudar a forma de vida das pessoas que estão nesse sistema.
Tirar essas pessoas desse sistema imundo, e levá-las para se relacionarem intimamente com o Senhor, é algo que excede a alegria proporcionada e a mudança que gera na vida dessa pessoa.
A verdade revolução acontece quando a pessoa é transformada pela palavra de Deus, e inconformada pela passa a transformar o mundo.
Larissa Kawagoe