Translate

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Crônica - um momentinho por favor


Olá 
Deixando uma crônica que fiz recentemente para vocês !



 Claro que nenhuma segunda-feira é boa , mas com toda certeza uma segunda-feira que você acorda atrasada e perde o ônibus para faculdade não é uma melhor forma de começar a semana. 
 Enquanto vejo o meu ônibus indo embora , começo a analizar o tempo se vou a pé e pego a segunda aula ou espero o ônibus e só pego a terceira aula. Decido por fim ir andando mesmo sabendo que depois das 13hrs terei que andar de novo para o serviço e hoje será um dia daqueles cansativos . 
  Já conformada , começo a andar e 15 minutos de caminhada foram suficientes para paranoia atacar-me . Eu tenho certeza que tem um carro me seguindo !!!!! 
 Okay , respiro fundo e penso : está de dia , rua movimentada , isso é coisa da sua cabeça.
 Semáforo fecha , eu sinto o cara do carro perseguidor me olhar .
 "Abre , abre , abre " murmuro discretamente ... 
 Do nada escuto uma voz : 

- Fernanda , o semáforo não irá abrir mais rápido só porque você está murmurando ! 

Dou um berro e olho para o carro , era apenas o Jorge 
Que começa a rir pelo susto que ele me deu . 

- Jorge custava você falar que estava me seguindo ?! 

- Melhor assustar você , pensou que era algum maníaco ?! - diz ele rindo ainda de mim 

Sem demoras , já vou subindo no carro.

- Eiii quem disse que eu ia dar carona ?! Vai que hoje eu vou matar aula? - alega ele 

- ah , propósito, o que você está fazendo por aqui?

- Então eu tinha emprestado o meu terno para um amigo aqui perto , vim pegar antes de irmos para Tribunal.

- É hoje ?! 

- Você esqueceu ?

- sim , ai meu Deus, como estou?! 

- Ninguém vai te expulsar do tribunal . Sorte que você não é aquelas gurias  que gostam de se mostrar 

 Pego meu espelho e começo a me maquiar. 
Jorge está tomando um café , mas pergunta para mim se quer parar numa cafeteria perto da faculdade antes de irmos para o 
 Tribunal , lembro ele que podemos chegar atrasado e ele novamente me lembra que por irmos no tribunal hoje a aula era mais tarde . Eu e minha grande memória ! 
 
 Sentamos na mesa ,o atendente diz :
- bom dia . O que vocês desejam ? 

Jorge já me olha rindo .

- dois cafés por favor - digo tentando me controlar . 

- normais ou cappuccino ? 

- um momento por favor ... 

- Okay senhora.

- Faz "han " por favor

O atendente me olha com um ar de interrogação na cara .

- você está falando estranho , limpa a garganta por favor . 

Essa hora Jorge já está rindo  e completa o pedido 
- dois cafés normais mesmo .

Olho para o atendente , que limpou a garganta antes de ir. Jorge rindo apenas diz : 
 - Fer e suas manias 

- É ruim ficar ouvindo alguém falar daquele jeito , parece que tem algo na garganta . 

- imagina se o juiz ou promotor hoje tiver algo do tipo ?! Você vai mandar ele fazer "han" também ?! - brinca Jorge comigo

Então vamos para faculdade e nos reunimos para irmos para o Tribunal. 
 Hoje iremos assistir a 3 julgamentos diferentes e analizar os diferentes tipos de penas que os réus , caso sejam culpados , pegaram e montar um trabalho depois explicando porque cada um pego ou não a pena analisando as diferentes tipos de penas apesar de que todos são casos de homicídios. 

Sentamos na arquibanca
Estamos aqui apenas para analizar , a menina da minha frente está falando estranho . Tento me concentrar em outra coisa , mas não agüento 

- um momento por favor - a chamo .

Ela se vira e diz 
- Pois não ?!

- faz "han" .
- o que ?  
- você está falando estranho , limpa a garganta. 

Ela limpa a garganta e volta a falar normalmente .
Primeiro julgamento começa e todos em silêncio.
  Réu condenado a 15 anos de cadeia, planejou o crime e fugiu.
Segundo julgamento , réu condenado 7 anos . Admitiu a culpa , e entrou em acordo com a promotoria .
 Só mais um julgamento , olho no relógio para ver se vai dar tempo de pegar o ônibus para ir para o serviço ou vou chorar para Jorge me dar uma carona.
 Primeira opção... 

 Terceiro julgamento foi o mais emocionante , tudo indicava que o réu ia pegar pena máxima , mas de último uma testemunha entra  e  alega que algo que ninguém sabia , o réu já tinha sido ameaçado antes. Ou seja ao contrário do que se pensava , ele agiu impulsivamente mas pelo medo . Um momento de silêncio ,o Juiz começa a falar . 
 E Meus olhos se encontram com o de Jorge que esta claramente mostrando um sorriso de zombaria , a voz do Juiz está super estranha .
 Ele começa a ler nem sei o que , e falar e falar .
 O promotor tentar alegar algo e eu agradeço ...mas sem chance

- Todos de pé por favor , irei ler a sentença 

Nós colocamos de pé .. E eu penso "leia logo" 

- antes de lermos a sentença , alguém quer dizer mais alguma coisa

Claramente o promotor não vai tentar mais nada 
E do nada vejo que eu levantei a mão , por que raio eu fiz isso !?
 Todos estão olhando para mim , Juiz está olhando para mim . 

-  Pois não ?! - diz o Juiz

Devo estar Rosa , mas acho que a verdade sempre deve ser dita

- Perdão meritíssimo , mas eu levantei a mão sem querer . Aproveitando porém a situação , o senhor poderia fazer "han"

- o que ?!

- sua garganta , limpa sua garganta , sua voz está estranha . Para melhor compreensão da sentença 

- ah entendi , obrigado

Ele limpa a garganta , lê a sentença que nem sei qual foi 
Porque tudo o começo a pensar  é "eu parei um tribunal , e mandei um Juiz limpar a garganta dele ?!?!"

 Meus olhos encontram de Jorge que claramente esta espantado mas acredito que se divertindo muito com a situação .


Larissa kawagoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário